sexta-feira, 5 de abril de 2013

Windows, recuperar-copiar arquivo de pendrive pelo MS DOS

Olá,
Pessoal quem nunca perdeu um arquivo do pendrive?

Quem já acessou um pendrive e constatou que seus arquivos não existiam e que misteriosamente perdera do drive?

E mais, você consulta a capacidade de armazenamento do pendrive e ver que ele está cheio como se existissem arquivos.

A boa noticia é que existem os arquivos, que são eles mesmos e não estão desaparecidos, muito menos perdidos. Estão apenas ocultos e não sei a razão disto acontecer: Se por alguma disfunção elétrica do pendrive em contato com o dispositivo de entrada do micro, ação de vírus ou sei lá o quê. Só sei que quando ocorre, o sistema operacional transforma as pastas como arquivos protegidos do sistema, marcando nas propriedades do diretório/pasta a opção oculto e inviabilizando a mudança disto conforme a imagem abaixo:


O fato é que temos condições de visualizar estes arquivos pelo menos de três maneiras:

Primeira: Indo nas opções de visualização de páginas e desmarcando a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional:




Segunda: Podes digitar o endereço da pasta direto na barra de endereço do Windows Explorer. Se o nome digitado estiver correto, pode ficar tranquilo que sua pasta será mostrada:


Caso nenhuma das duas maneiras acima não fizeram seus arquivos aparecerem, poderemos usar o MS DOS para:
1° = Saber o nome das pastas (exatamente) para escrevermos certo nas linhas de comando;
2° = Realizar uma cópia das pastas que me interessam do pendrive para o disco do computador, utilizando linha de comando do DOS.

Para lhe mostrar esse procedimento, vou contextualizar o seguinte:
Preciso recuperar do meu pendrive a pasta chamada vídeo que está oculta (ou seja, o mundo pode até se acabar, mas eu ficar sem essa pasta é o fim.)

Abra o MSDOS indo pelo caminho: Botão na área de trabalho INICIAR > Executar ou INICIAR > Todos os Programas > Acessórios > Executar ou Prompt de comando ou ainda apertando a combinação de teclas Windows+R

Você chegará até essa janela aqui:


Digite CMD e tecle enter:
Aparecerá esta tela abaixo que é a tela do MSDOS e é a partir dela que vamos acessar e transferir dados:


Vá no Explorer e verifique a letra que identifica seu pendrive. Abaixo você ver que o meu drive é a letra G:


Agora digite essa letra na linha de comando e tecle enter, veja:


Aparecerá o seguinte que significa que saímos do disco C: e agora estamos no G: exatamente dentro do meu pendrive:


O próximo passo é saber o nome da pasta que quero copiar e salvar do disco G: para o disco C:

Então escrevemos a seguinte linha de comando e tecla enter:


Que retornará todos os nomes das pastas e arquivos, inclusive a pasta vídeo como pode observar abaixo:


Sabendo o caminho da pasta fica fácil para transferir os arquivos para o disco do computador. Basta criar uma pasta no C: por exemplo, poderia se chamar: meu_pendrive então o caminho seria C:\meu_pendrive e escrever a seguinte linha de comando:

xcopy e/ G:\video C:\meu_pendrive

Veja:


Veremos a evolução da transferência e assim que parar, pronto, seus arquivos foram copiados para a pasta meu_pendrive localizada no disco C:

Caso queira copiar todos os arquivos do pendrive basta digitar:

xcopy e/ G: C:\meu_pendrive

Pronto. Tudo que estava no G: foi copiado para o C:\meu_pendrive

Nenhum comentário:

Postar um comentário